Share |

Incêndio na SAPEC: Bloco exige resposta imediata na prevenção e segurança

No passado dia 24 de Fevereiro, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal de Setúbal, uma proposta de criação pela Autarquia de uma Comissão de Acompanhamento Ambiental Cidadania Viva, com o objetivo de prevenir acidentes industriais. A iniciativa deu-se em resposta ao incêndio que deflagrou na madrugada de terça-feira, dia 14 de fevereiro nos armazéns de enxofre da Sapec Agro.

O incêndio de hoje, novamente no parque industrial da Sapec, veio mais uma vez mostrar as fragilidades da situação e a necessidade da criação da referida Comissão de Acompanhamento.

A freguesia do Sado em particular, que tem no seu território a zona industrial da Mitrena onde está inserida a Sapec, Portucel, Lisnave é fustigada mais uma vez com um incidente de consequências ambientais ainda não totalmente mensuráveis, tal como o anterior incêndio.

A situação expõe riscos graves para a população local que são agravados por decisões de ordenamento territorial erradas.

É necessária uma postura séria e decisiva face aos riscos. Um acidente industrial pode libertar substâncias lesivas para a saúde pública, agravando ou provocando o aparecimento de doenças respiratórias e cardiovasculares. As crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios constituem uma população de maior risco.

O Bloco de Esquerda considera que urge dar uma resposta rápida para prevenção e segurança da população face a este tipo de acidentes.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Setúbal