Share |

Eleita a nova Comissão Coordenadora Concelhia de Setúbal para o biénio 2014-2016.

Uma nova Concelhia, a mesma luta, um Bloco mais forte

Uma nova Comissão Coordenadora Concelhia foi eleita em Setúbal. Sabemos que atravessamos um tempo de profunda crise social e económica, de violência social e do maior ataque aos direitos de quem trabalha e trabalhou, em que a direita tudo aposta na descrença, no conformismo, na aceitação do inevitável de que “só pode ser assim”.

Esta realidade contudo, não nos desanima, desafia-nos para o assumir de responsabilidades políticas e sociais perante aqueles que continuam a acreditar neste projeto que é o Bloco de Esquerda.

Nos últimos três anos vivemos o pesadelo das politicas da Troika sempre com a chantagem da divida que apesar dos sacrifícios já representa 130% do PIB; O corte dos salários, pensões, subsídios de desemprego e outros subsídios provocou o crescimento da pobreza; a destruição de empregos - mais de 500 mil postos de trabalho -, a emigração ao nível dos anos 60 e, todos os dias há jovens qualificados que deixam o país.

O rendimento social de inserção foi retirado a mais de 85 mil pessoas. Mais de metade do mais de um milhão de desempregados está sem subsídio de desemprego e mais de sete mil empresas tiveram de fechar portas e deixar na rua os seus trabalhadores.

As privatizações expropriam o país de bens públicos e sectores estratégicos para a economia.

Mas o pós-Troika não será melhor que a Troika. Será a austeridade imposta pelo Tratado orçamental. O governo já reconheceu a incompatibilidade entre o cumprimento das metas do Tratado e a Constituição, o que aumenta o tom da guerra com o Tribunal Constitucional.

A linha de demarcação é entre a austeridade e o estado social, o futuro e a divida, entre o tratado orçamental, a austeridade permanente, que só trará mais empobrecimento e miséria, entre a defesa da Constituição e do regime social conquistado pela democracia de Abril e o contrato com os mercados financeiros.

A escolha conservadora já foi apresentada: ou a Constituição, ou o Tratado Orçamental. E, anunciam de seguida, sem Tratado Orçamental não haverá permanência na zona euro.

O Bloco de Esquerda rejeita o Tratado Orçamental e exige a desvinculação de Portugal deste tratado. O Bloco de Esquerda posiciona-se do lado da democracia contra a austeridade.

A Comissão Coordenadora Concelhia eleita irá orientar a sua ação política para as questões relacionadas com a vida concreta das pessoas, envolvendo-nos em todas as lutas contra a austeridade e pela reposição de tudo o que foi roubado. Pela defesa dos serviços públicos de saúde, educação, segurança social, contra o encerramento de serviços a par do desenvolvimento de uma agenda local com os nossos autarcas em conjunto com o associativismo e outros atores sociais no terreno, pretendemos:

1- Exigir o retorno à gestão pública da água, renegociando o atual contrato com a “Águas do Sado” e o acesso a um consumo mínimo de água gratuito para pessoas em situação de carência.

2- Propor programas de requalificação urbana que coloquem casas mais baratas no mercado de arrendamento e criem emprego.

3- Que as taxas de IMI baixem.

4- Lutar por medidas excecionais de apoio alimentar, o acesso a passes sociais para os alunos e de melhoria da qualidade dos transportes públicos.

6- Apoiar programas que valorizem as raízes étnicas e culturais, com uma política cultural aberta e plural que espelhe a diversidade do nosso concelho.

 

Composição da nova Comissão Coordenadora Concelhia de Setúbal:

 

1. Vítor Manuel Freitas Rosa, Técnico Administrativo, Freguesia do Sado

2. Silvana Cassaca Parreira Paulino, Professora, Freguesia de São Sebastião

3. João Pedro Oliveira Santos, Estudante, União das Freguesias de Setúbal

4. Teresa Rosa Pedras, Arquitecta, Freguesia de São Sebastião

5. Álvaro Fernando Prazeres Arranja, Professor, União das Freguesias de Setúbal

6. Margarida Maria dos Reis Bento, Jurista, Freguesia de São Sebastião

7. Carlos Manuel dos Reis Branco, Técnico Industrial, União das Freguesias de Setúbal

8. Víctor Manuel Crivada Rocha, Analista Químico, União das Freguesias de Setúbal

9. Maria Teresa do Céu Figueiredo, Psicóloga Clínica, União das Freguesias de Setúbal

Suplentes

Maria do Rosário Júlio Fialho Amaral, Engenheira Silvicultora, Freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra

João António Pereira Morgado, Operador de Processo, Freguesia de São Sebastião